Fundo Garantidor

O FGCoop é o Fundo Garantidor do Sistema Cooperativo, autorizado e fiscalizado pelo Banco Central, permite que o Sistema Cooperativo Financeiro iguale as condições de competitividade com os bancos comerciais, protegendo depositantes e investidores dos bancos cooperativos e das cooperativas de crédito no mesmo valor do mercado bancário tradicional, além de contribuir com a manutenção da estabilidade do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC), ampliando a credibilidade do sistema.
 
Foi implantado com o objetivo de garantir os depósitos à vista e a prazo dos associados que, eventualmente, apresentem situação de desequilíbrio patrimonial e econômico-financeiro.

Para oferecer aos associados a garantia prestada pelo FGCoop, as cooperativas interessadas são submetidas a rigoroso processo de avaliação, instituído por regulamento próprio, de forma que o direito à cobertura de todas as cooperativas participantes possa ser assegurado. Atualmente, a regulamentação do FGCoop prevê a cobertura dos depósitos à vista e a prazo dos associados das cooperativas singulares participantes, até o valor de R$ 250.000,00, identificados por CPF ou CNPJ.